Você está em: Viver & Servir
Publicado em 27/06/2019
Tempo de leitura: 1 minutos

Conheça os benefícios de trabalhar como mesário nas eleições

O mesário é a pessoa que compõe a mesa receptora de voto e justificativa. Tem a função de recepcionar eleitores, ajudar na logística, fiscalizar e conduzir a votação. Para incentivar o desempenho da função, o TSE criou o programa Mesário Voluntário.

O serviço não é remunerado, mas dá direito a auxílio-alimentação e a dois dias de folga, no serviço público ou privado, para cada dia de convocação. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, caso previsto em edital.

Os eleitores que desejam participar como mesário poderão realizar sua inscrição pelo site do TRE/SP ou diretamente nos Cartórios Eleitorais. As inscrições podem ser feitas a qualquer tempo, mas a seleção e convocação são realizadas nos meses de junho e julho dos anos em que ocorrem as eleições.

Quem pode se candidatar como mesário voluntário?

Qualquer eleitor pode ser escolhido para ser mesário, exceto: candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; funcionários do serviço eleitoral; e eleitores menores de 18 anos. Entre as funções que podem ser desenvolvidas pelos mesários no dia da eleição, estão a de presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º ou 2º secretário e suplente.

Endereços dos cartórios eleitorais de Santos

  • Cartório 273ª Zona Eleitoral
    Endereço: Av. Dr. Bernardino de Campos, 99 · (13) 3235-3696
  • Cartório da 118ª Zona Eleitoral
    Endereço: R. Amador Bueno, 63 · (13) 3219-6844
  • Cartório da 272ª Zona Eleitoral
    Endereço: R. Ver. Henrique Soler, 279 · (13) 3227-2129

Redação

Portal Viver em Santos e Região

O Portal Viver em Santos e Região é uma marca de referência em notícias colaborativas na Baixada Santista, com o objetivo de promover a cidadania entre os moradores e admiradores da nossa região.