Toxoplasmose x Felinos: vilão ou inocente?

Opinião: Bem-estar animal por Antonella Chiaratti

A Toxoplasmose é transmitida através da carne mal passada. Entretanto, é muito comum que pensem que o grande culpado dessa história é o gato. Entenda de uma vez por todas como a toxoplasmose é transmitida e não seja mais injusto com os animais.

Pelo menos 50% da população mundial está infectada com toxoplasmose sem manifestar sintomas, chegando a 95% em algumas regiões. Isso, porque é uma doença transmitida por ingestão de vacas, bois, porcos, aves, carneiros, cabras, qualquer mamífero mal cozidos (mal passados) ou crus que contenham cistos (vamos chamar de ¨ovinhos¨ para um melhor entendimento) do parasita; ou  por via transplacentária se a mãe contrair a doença durante a gravidez; ou por transfusão sanguínea (raro); por fezes de gatos contaminados em fase de eliminação dos ¨ovinhos¨.

Inicialmente, pode ocorrer sintomas de gripe que melhoram e voltam durante algumas semanas ou meses, dores muscular e nos gânglios (linfonodos). Algumas pessoas podem relatar problemas de visão, dor nos olhos ou vermelhidão. Quem tem imunidade comprometida (portadoras de câncer com ou sem tratamento, AIDS, doenças imunomediadas de qualquer origem) e em uso de corticoides ou antibióticos por qualquer motivo, podem ter sintomas mais graves mesmo na fase inicial, como convulsões ou falta de coordenação motora, como desequilíbrio, vertigens, tontura.

O ciclo inicia-se pela ingestão dos ¨ovinhos¨ presentes nos músculos, ou seja, na carne malpassada, e se instalam na musculatura de novas vacas, porcos, aves, humanos, além de causar sintomas abaixo citados.

Afinal, o gato é culpado ou não?

O coitado do gato tem um ciclo diferente. Acompanhe a trajetória ninja para uma pessoa se contaminar com fezes de gatos:

Nessa espécie, uma parte dos ¨ovinhos¨ fica no trato gastrointestinal. Após aproximadamente 15 dias de contágio e fase infecção do gato, são expulsos muitos ¨ovinhos¨ junto com as fezes. Em ambiente adequado de temperatura, umidade e oxigênio se tornam capazes de contaminar outros animais (explicando o ciclo mais sucintamente e de com linguagem mais simples). Após alguns dias nessas divinas condições, somente se ingeridas as fezes contaminadas por qualquer animal (também em seres humanos), é possível se contaminar com toxoplasmose através do gato (ou comendo gato cru ou mal passado).

A toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário chamado ¨Toxocara gondii, que infecta quase todos os mamíferos. As fezes de felinos entre outros felídeos e mamíferos como homem, bovinos, suínos, caprinos, ovinos, roedores, aves hospedam o parasita.

A prevenção consiste em preparar e cozinhar adequadamente os alimentos. As grávidas devem esquecer aquele delicioso bife mal passado, também são relatados contágio por peixe cru, evitar beber leite não pasteurizado, lavar muito bem os alimentos antes da ingestão (pois os ovinhos podem estar ali) e usar luvas para limpar caixinha de areia ou para praticar jardinagem.

Antonella Chiaratti
Desde bem pequena sentia necessidade de saber o que fazer diante de animais machucados, atropelados, sangrando, com dor.
Confesso ser apaixonada pela minha profissão e extremamente grata a Deus por ter me mostrado desde sempre minha missão. Não imagino minha vida em outro papel.
Atualmente meu maior desafio é mostrar para os tutores o respeito por animais durante a criação desde filhotes até idosos, incluindo suas limitações. Há muito trabalho pela frente.
@antonellaespecialistavet

Formada pela Unimar
Diretora Clínica e Médica Veterinaria no Vitale| Centro Médico Veterinário @vitalecmv
Pós graduada em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais
Pós graduada em Clínica e Cirurgia de Felinos
Pós graduada em Emergência e Terapia Intensiva
Atua em atendimentos de pacientes cães e gatos nas áreas de geriatria, nefrologia, dermatologia e doenças de diagnósticos complicados.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Notícias Relacionadas