São Vicente comemora 488 anos nesta quarta-feira

São Vicente completa hoje, dia 22 de janeiro, 488 anos. O município foi a primeira vila da América Portuguesa Martim Afonso de Sousa, seguindo ordens do rei de Portugal, dom João III, em 1532.

A área de 148,424 km² abriga mais de 360 mil habitantes, tornando-se a segunda cidade mais populosa do litoral paulista. Hoje, São Vicente tem como parte fonte de economia o turismo. É um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual.

Para comemorar o aniversário, separamos pontos de São Vicente que marcam a cidade e que todos devem conhecer.

Parque Ecológico Voturuá (antigo Horto Municipal de São Vicente)

Tem 850 mil m² de área e é uma das últimas reservas da Mata Atlântica em área urbana do país. Entre as atrações, está o zoológico, que conta com mais de 150 animais de 20 espécies diferentes.

É um local ideal para toda a família, pois proporcionada lazer e contato com a natureza, além de ser educativo, pois permite conhecimento sobre aves, répteis e mamíferos.

Ilha Porchat
Um dos pontos mais lindos da cidade, pois permite observar São Vicente e Santos do alto. A sugestão é aproveitar um dos deliciosos restaurantes para aproveitar a boa gastronomia com uma bela vista.

O local ainda abriga o Monumento dos 500 anos do Brasil. A plataforma foi projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer.

Praia Itaquitanduva

Essa praia deserta é um ótimo lugar para surfar e pescar. O acesso se dá através do parque estadual por uma trilha, onde é possível ter contato com a fauna e a flora.

Vale a dica: por lá, não há ambulantes. Então é importante levar comidas e bebidas para tornar o dia mais proveitoso.

Praia de Itararé

A Praia do Itararé fica na divisa de Santos e São Vicente. Além de ser uma das mais famosas, em temporada, ainda abriga shows de verão, com diversos artistas de renome. Atualmente, em períodos de férias como agora há parques de diversões, feiras ou circos, com atrações para todas as idades.

Biquinha de Anchieta

A chamada carinhosamente de “Biquinha” é uma fonte de água doce (e potável) marca o local em que o Padre Anchieta dava aulas de catecismo aos índios. Fora a história da cidade, marcada através de uma escultura e um mosaico português, na praça, diversos trabalhadores vendem doces e petiscos saborosos.

Morro da Asa Delta

O Morro da Asa Delta é o local onde os amantes de atividades radicais vão. Lá reúne praticantes de voô livre, que asa-delta, para-glider e para-paint. O ponto também possibilita observar a Baía de São Vicente e Santos.

Teleférico

O teleférico sai da Praia do Itararé e segue até o Morro da Asa Delta, atingindo uma altura de 180 metros acima do nível do mar. É um passeio imperdível, pois permite apreciar a vista. É indicado para quem curte adrenalina.

Praia dos Milionários

É uma praia tranquila, quase sem ondas e perfeita para quem curte andar de stand-up paddle e caiaque. O nome surgiu, porque os prédios ao redor são considerados “luxuosos”.

Cine 3D

O Cine 3D (Espaço Cultural Francisco Rienzi ) conta com 63 lugares em uma sala de cinema, além de uma salinha com livros, discos de vinil e Cd’s e espaço para exposições.

Pier dos Pescadores de São Vicente

Localizado na Av. Getúlio Vargas, 251-300 , no Morro dos Barbosas, o píer é ponto de encontro de pescadores e atrai turistas por permitir olhar a baía do município.

Foto: Waldemar Gouvêa

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Notícias Relacionadas