Você está em: Acontece
Publicado em 13/05/2019
Tempo de leitura: 2 minutos

SANTOS: 59% dos casos de intoxicação ocorrem por uso indevido de remédios

Uma coisa é fato: as pessoas acreditam que nem toda a dor de cabeça é motivo para ir ao hospital. Seja por conta das longas filas para atendimento ou por já saber qual é o melhor medicamento para a “dorzinha chata”, é “muito mais fácil se automedicar”. Porém, é preciso ter atenção no tipo de remédio que está tomando, porque podem haver sérias consequências.

Conforme a Secretaria de Saúde de Santos, em 2018, dos 1.108 casos de intoxicação registrados, 652 foram provocados pelo uso inadequado de medicamentos por forma abusiva ou acidental. Nesta porcentagem de 59%, a maior parte das vítimas foram crianças de 0 a 14 anos, que representam 221 casos.

As crianças costumam ingerir acidentalmente remédios dos pais, mas, em alguns casos, foi observado um erro na administração do remédio por parte do responsável. Para evitar, a orientação é manter os medicamentos longe de crianças, além de sempre ler a bula para evitar erro de dosagem.

Os adultos (20 a 59 anos) foram intoxicados 225 vezes, os adolescentes (15 a 19 anos), 29. Idosos, 124. Fora os 53 atendimentos realizados pela Seção de Controle e Orientação em Intoxicação (Secoi) que não apresentam registro da idade do paciente.

Ajuda em casos de intoxicação

“Uma vez observada a intoxicação, a recomendação principal é que o paciente seja levado a uma unidade de pronto atendimento, se possível com a embalagem do remédio que provocou o problema. Não é indicado provocar vômito ou tomar leite. Para as crianças, é importante ainda não dizer que o remédio é doce ou suco porque podem acreditar e querer mais, sem necessidade”, orientou Cristiane Parmentieri Barga, chefe da Secoi.

A Secoi também faz orientações via telefone para toda a Baixada Santista e Vale do Ribeira, tanto para profissionais de saúde quanto para a população. O serviço pode ser acionado 24 horas pelos telefones 3222-2878 e 0800-7226001. Outra opção de contato é o e-mail cci@santos.sp.gov.br.

As principais notícias da região estão aqui!

Fique de olho portal e nossas mídias sociais: Facebook, Instagram e WhatsApp (13)98180-0404

Redação

Portal Viver em Santos e Região

O Portal Viver em Santos e Região é uma marca de referência em notícias colaborativas na Baixada Santista, com o objetivo de promover a cidadania entre os moradores e admiradores da nossa região.