Você está em: Acontece
Publicado em 08/02/2019
Tempo de leitura: 2 minutos

Crianças devem aprender a educação para o trânsito desde a infância

Os pequeninos também podem receber noções de educação para o trânsito

As crianças de hoje serão os motoristas do futuro. O exemplo dos adultos no trânsito é o melhor princípio de ensinamento. O comportamento adequado de um adulto no meio em que vive, inclusive no trânsito, estimula a formação de cidadãos mais conscientes e cordiais no trânsito. Não se educa com exemplos negativos, mas bons exemplos.

Parece até inadequado dizer isso, já que é óbvio, mas os motoristas precisam conhecer as regras e leis de trânsito para respeitá-las e evitar os acidentes. Porém, muitos deles esquecem que temos de respeitar também ao próximo, para sermos respeitados.

Desde 1998, o Código de Trânsito Brasileiro determinou que a educação para o trânsito fosse tema obrigatório nas escolas, em todos os níveis.

Você sabia que crianças com idade inferior a dez anos não podem ser transportadas sentadas no banco da frente do veículo?

E que crianças menores de 7 anos também não podem ser transportadas na moto, de jeito nenhum? Pois é, infelizmente, ainda encontramos esse tipo de situação nas ruas.

 

Foto: Isabela Carrari

Todo ano, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) desenvolve um programa de educação para o trânsito, direcionado aos alunos das escolas públicas e particulares.

As atividades são gratuitas e desenvolvidas de acordo com o nível escolar da turma.
O objetivo é estimular as crianças e adolescentes a seguirem comportamentos de segurança nos deslocamentos pelas ruas, e também influenciar pais e outros adultos nesse sentido.

Os agentes de trânsito utilizam Teatro (fantoche) para alunos da Educação Infantil; Minicidade do Trânsito, para alunos do 1º ao 5º ano do Fundamental I e Palestras para as turmas do 6º ao 9º ano do Fundamental II.

 

 

Foto Divulgação / Prefeitura de Santos

Ano passado, as atividades do programa educativo da CET de Santos tiveram a participação de mais de sete mil estudantes.
A Minicidade do Trânsito, inaugurada na Vila Mathias, tem sinalização idêntica a das ruas, com semáforo para carros e pedestres, faixa de travessia, sinalização de solo e placas de trânsito. Nele, as crianças aprendem, de forma divertida, sobre posturas seguras para pedestres e condutores.

As escolas interessadas em participar das atividades podem enviar e-mail para gecd@cetsantos.com.br ou obter mais informações através do telefone 3228-9300 (ramal 9330).

 

Foto: Susan Hortas

Aqui você encontra as notícias do momento!

Acompanhe sempre o nosso portal e nossas mídias sociais: FacebookInstagram e WhatsApp (13)98180-0404.

Redação

Portal Viver em Santos e Região

O Portal Viver em Santos e Região é uma marca de referência em notícias colaborativas na Baixada Santista, com o objetivo de promover a cidadania entre os moradores e admiradores da nossa região.