Doença do Pombo pode levar à morte; o que você sabe a respeito?

Os moradores da Baixada Santista estão apreensivos nas últimas semanas. O motivo? Dois homens morreram em Santos, de uma doença chamada de criptococose, a conhecida Doença do Pombo. Com a presença das aves em tantos pontos das cidades e pela facilidade de proliferação, já que se alimentam de, praticamente qualquer coisa, ainda há muitas dúvidas

Por isso, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre a Doença do Pombo. Entenda mais sobre isso.

1. O que é a doença do pombo?
A criptococose é uma infecção causada por fungos que se desenvolvem nas fezes dos pombos.

2. Como ocorre a contaminação?
A contaminação ocorre através das fezes secas e desidratadas, que disseminam os esporos do fungo no ar. Ou seja, a contaminação ocorre através da inalação.

3. Há motivos para pânico?
Não, mas é necessário ficar em alerta quanto aos sintomas.

4. Quais são os sintomas mais comuns de criptococose?
O diagnóstico é difícil, porque os sintomas demoram cerca de 15 dias para aparecer. Em primeiro momento, parece uma gripe forte e dores de cabeça. Outros sintomas comuns são: vômitos, fraqueza, visão dupla, alteração motora e comprometimento da área cognitiva.

5. Quando procurar ajuda?
Procure um médico, caso apresente um desses sintomas e peça a realização de exames. O diagnóstico é constatado através de um exame laboratorial de liquor, que é feito por meio da punção lombar.

6. Qual é o tratamento para Doença do Pombo?
O tratamento é feito por remédios fúngicos aplicados diretamente na veia e pode durar até 6 semanas. Dependendo do quadro, a via venosa é suspensa e é administrado via oral (pode chegar até um ano).

7.Matar pombos é a solução?
Não. A única forma de prevenir a doença do pombo é evitar deixar água e comida disponíveis para as aves e controlar o acesso, através de telas de proteção.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Notícias Relacionadas