Dicas de como estudar para concurso público

Você sonha conquistar um cargo público, mas tem alguma dificuldade? Tem dúvida sobre por onde começar, o que estudar e como estudar? Aprenda agora como estudar para um concurso público.

Brenno Vinhas, professor no IBV Cursos, separou dicas para facilitar.

Antes de mais nada…

Antes de escolher a melhor carreira pública para você, quais as melhores remunerações, o que estudar ou por onde começar, o primeiro passo é ter em mente que, se você decidiu se tornar um servidor público, deverá servir à população e prestar um serviço público de qualidade! Esqueça aquela velha ideia de passar num concurso público para ficar “encostado”, trabalhar pouco e ganhar muito.

Agora sim… Tenha bem claro em sua mente o que te motivou a estudar para concurso público, qual o seu propósito.

Escreva num pedacinho de papel e guarde no seu cantinho de estudos! Sempre que você pensar em desistir, recorra à sua anotação para se lembrar do motivo por estar se doando tanto.

Dicas de como estudar para concurso público

Agora confira só algumas dicas super valiosas para você que deseja começar a estudar para concursos públicos.

Dicas de como estudar para concurso público 1: Descubra qual carreira pública se enquadra no seu perfil

Existem inúmeras carreiras dentro do universo dos concursos públicos, dentre elas, as carreiras policiais, de tribunais, fiscais, administrativas e até mesmo, carreiras militares.

Procure por carreiras que você possua alguma afinidade. Tente imaginar você já trabalhando, exercendo as atribuições do cargo.

Dica de como estudar para concurso público 2: Não espere o seu edital ser publicado para começar a estudar.

Muitos aguardam o edital ser publicado para terem a certeza de que o concurso almejado realmente irá acontecer, e somente começam a estudar após a publicação do edital.

Entenda que enquanto você aguarda o seu edital ser publicado, centenas ou milhares de pessoas já estão estudando há meses, ou até mesmo há anos! Enquanto você terá somente alguns dias de estudo.

Dica 3: Por onde começar?

Após definir qual concurso que você deseja prestar, o próximo passo é encontrar o edital da última prova realizada. O edital é “a lei” do seu concurso, é ele quem estipula todas as regras da prova, ele define todos os requisitos para o concurso e as matérias que serão exigidas na sua prova.

Assim você já saberá quais matérias deverá estudar.

Dica 4: Como estudar?

Encontre as provas passadas do seu interesse e assim você irá se familiarizando com o modelo de prova, os tipos de questões e o perfil da banca examinadora que realiza o seu concurso público.

Inclua no seu projeto de estudos o conteúdo teórico das matérias exigidas no seu edital e resolva muitas questões. Faça sempre muitas questões, principalmente da banca específica que realizou o último concurso.

Otimize o seu tempo, aproveite aqueles minutos do seu tempo até o trabalho ou até a sua casa para estudar, o intervalo do almoço para resolver algumas questões, você verá que isso fará toda a diferença!

Dica de como estudar para concurso público 5: Estudar sozinho ou fazer um cursinho?

Essa é uma pergunta bem frequente e a resposta depende.
Se você possui uma boa bagagem de estudos, algum conhecimento das matérias exigidas e muita disciplina, estudar sozinho muito provavelmente não será um problema para você.

Caso você esteja começando do zero, um cursinho poderá lhe trazer uma série de benefícios, você poderá contar com a orientação e direcionamento dos professores, tirar suas dúvidas e receber dicas para a sua prova, além de contar com o suporte do material didático.

O importante mesmo é não procrastinar mais, não espere pelo momento ideal, ele nunca chegará, é você quem cria as melhores oportunidades da sua vida!

O ano de 2020 vem repleto de oportunidades, teremos concursos públicos por todo país, com chances para quem possui o ensino fundamental, ensino médio, tecnólogo e superior.

Então se o seu sonho é conquistar um cargo público, a hora é agora!

Conheça o IBV CURSOS

O IBV Cursos é líder em aprovações na Baixada Santista. Entre 2018 e 2019, foram mais de 70 aprovados na Polícia Militar, mais de 15 no concurso da Prefeitura, 8 aprovados no Tribunal de Justiça (única escola da região com aprovados nos 2 últimos concursos) e 5 Aprovados na Polícia Civil (única escola da região com aprovados no último concurso).

Conheça mais no site. 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Notícias Relacionadas